Buscar
  • Ricardo Berlitz

Como será a Educação em um mundo com futuro incerto?

Atualizado: Out 23


“Não existe ninguém que não tenha nada para ensinar; não existe ninguém que não tenha nada a aprender”.

No Educa Podcast #07 desta semana, Francisco Tupy, doutor e mestre em aplicação de videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP e professor de Letramento Digital, Fundamentos dos Jogos, Game Design, Gamificação e Criatividade, abordou na conversa com Supla a educação e em um cenário onde o futuro ainda é incerto.

Ao longo de milhares e milhares de anos, a humanidade tem sido capaz de revisar seu comportamento rapidamente de acordo com as necessidades e às constantes transformações. Agora, em meio à pandemia ou no pós-pandemia, certamente uma nova revisão acontecerá, mas olhar hoje para o futuro ainda não enxergamos com clareza, sobretudo diante de tanta velocidade e transformações ocorridas desde o ‘início’ do século XXI.

Essas incertezas sobre o futuro impactam também o ato de aprender e de ensinar. Tem gerado uma série de conflitos em um mundo que (aparentemente) nos apresenta inúmeras transformações,tanto sociais, quanto climáticas, políticas e outras – o que incluir, com o advento da Covid-19, novas formas de se comunicar, de nos relacionar e de cuidar do bem-estar e da nossa saúde.

Por outro lado, inovações, tecnologias, quebras de paradigmas na Educação têm nos mostrado inúmeras possibilidades, que até pouco tempo atrás não vislumbrávamos. Pelo menos, as ferramentas tecnológicas ou não, o desenvolvimento de competências e habilidades são mecanismos que podem nos ajudar a buscar soluções para esse emaranhado de incertezas.

Foi justamente sobre a inserção de novas ferramentas, como os games, a gamificaçãona Educação que Franscico Tupy explicou no episódio #07. Aliado a isso, trouxe a percepção de que ao longo dos tempos a ciência foi o que nos permitiu avançar com certeza, mesmo nos períodos históricos mais incertos da humanidade.

Com ciência, inovação, tecnologia, letramento digital e games, por exemplo, podemos explorar múltiplos aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades, como criatividade, coletividade, cooperação.

Entre tantos assuntos interessantes, o bate-papo com Supla e Tupy deixou evidente que, quando em harmonia, educação, arte e música reúnem as melhores oportunidades para trilhar rumo a um futuro com mais certezas do que dúvidas.

Então, C MMON KID S! Ouça o bate-papo comandado por Adriana de Barros sobre Tecnologia na Educação.


Ouça, comente, faça sugestões e compartilhe.


Instagran: @educapodcast

Twitter: @educapodcast

Facebook: @educapodcast

LinkedIn: www.linkedin.com/in/educa-podcast

*Ouça também no tocador de podcast de sua preferência!

Quer participar, comentar ou sugerir temas? Envie e-mail para:

contato@educapodcast.com.br

#Educação #Música #Professor #Podcast #Tecnologia #Games #Supla

23 visualizações