Buscar
  • Ricardo Berlitz

Influência do Pais na Educação dos Filhos


Em dueto, Milton Nascimento e Elis Regina emendam as canções

O que foi feito Devera (Milton Nascimento/Fernando Brant) e O que foi feito de Vera (Milton Nascimento/Márcio Borges). Antológico.

E o que foi feito é preciso conhecer para melhor prosseguir

Falo assim sem tristeza, falo por acreditar

Que é cobrando o que fomos que nós iremos crescer

Nós iremos crescer, outros Outubros virão

Outras manhãs, plenas de sol e de luz

Outubros. Duetos. No Educa Podcast #09, nossa conversa reuniu uma das principais vozes da educação brasileira e mundial, a professora de educação básica e professora universitária Claudia Costin e o cantor, músico, produtor musical, empresário, João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina e do jornalista, compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli.

Outubro, mês das professoras e dos professores. Ainda outubro de 2020, um ano ímpar que marcará para sempre a mente de pais, alunos, professores. Não por acaso, o tema desse episódio: A Influência dos Pais na Educação dos Filhos.

Pais, que são os principais referenciais na formação de seus filhos e alicerces de seu desenvolvimento, sobretudo na infância e adolescência. Pais que entenderam que ser professor é uma profissão complexa e mais do que nunca puderam perceber a importância do trabalho do professor, como bem pontuado pela educadora e Diretora do CEIPE-FGV Claudia Costin.

Por outro lado, Bôscoli relata a saudade, a falta da presença física que os filhos sentiram dos amigos da escola. Vai além e faz um paralelo com a dinâmica da improvisação no Jazz, que tem uma hora para começar, para acabar, tem um tom, tem um tema, tem que saber negociar. Enfim, traz para a conversa, como exemplo, o efeito educacional e organizador.

Pais, filhos, Educação, pandemia, isolamento. A onda de outubro remete ainda a outra obra prima da música brasileira: Wave, de Tom Jobim. Por algum instante, a música sintetiza o que pode ser um grande aprendizado em pleno 2020: “É impossível ser feliz sozinho”.

Ouça, comente, faça sugestões e compartilhe.

Instagran: @educapodcast

Twitter: @educapodcast

Facebook: @educapodcast

LinkedIn: www.linkedin.com/in/educa-podcast

Quer participar, comentar ou sugerir temas? Envie e-mail para:

educapodcast@educapodcast.com.br

#Educação #Música #Podcast #Pais #Filhos #Covid-19 #Isolamento #Escola

1 visualização