Buscar
  • Ricardo Berlitz

Jornalismo, Cultura, Mídia e Educação


Nada é por acaso. Durante a gravação do episódio #04 do Educa Podcast, tanto o educador e fundador da ZeitGeist Educação Alexandre Sayad quanto o cantor, arranjador e compositor Chico César relembraram suas aproximações com o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein. O tema “Cultura e Mídia na Educação” colocou em perspectiva a visão de três jornalistas – Chico César é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sayad, hoje uma das referências quando o assunto é Mídia e Educação, já cobriu o segmento educacional para a Revista Educação e Folha de São Paulo, e foi colunista de educação no Estadão.

A semente para integrar Mídia e Educação foi plantada nos anos 90, em Londres, onde teve contato por dois anos com a BBC News. Daí a formação como formação como jornalista e educador e, na prática e com a mão na massa, com Alfabetização para as Mídias.

No mesmo período em que Dimenstein voltada de Nova York e concretizava o Projeto Aprendiz, um laboratório experimental de comunicação e educação, Sayad retornava de Londres. Como nada realmente é por acaso, as ideias e ideais se entrelaçaram com comunicação, mídia e educação - Sayad foi um dos fundadores da Cidade Escola Aprendiz, um case de inovação reconhecido pela Universidade de Harvard.

Mais tarde, Sayad foi um dos editores do Portal Aprendiz, além de colaborar em outros projetos com Dimenstein, entre eles o Catraca Livre. Nada por acaso, nem ocaso, mas, sim, muitas afinidades e, principalmente, amizade ao longo dos últimos 20 anos.

Fundador da ZeitGeist - Educação, Mídias e Cultura, Alexandre Sayad é Co-Chairman do think tank GAPMIL da UNESCO, membro do conselho consultivo do Educamídia (Palavra Aberta e Google) e do conselho científico da revista Comunicar (Universidade de Huelva, Espanha). Autor do livro “Idade Mídia”, dentre mais de uma dezena de outras publicações, escreve mensalmente sobre educação e mídias para o jornal A Gazeta do Povo e para a Revista Educação. É ainda apresentador dos programas Idade Mídia, no Canal Futura, e MídiaMundo, canal do YouTube, este em parceria com a jornalista Maria Cristina Poli.

5 visualizações